BLOG

 
 
Buscar

Brasileiro faz imagens incríveis de Orcas nos mares da Noruega utilizando drones

O mineiro João Paulo Oliveira mora atualmente na Bélgica - onde inclusive obteve sua certificação de piloto profissional - e a muito tempo é um apaixonado pelas orcas. Sempre desejou registrar este belo animal e tenta (através de seus vídeos) conscientizar o público de que, apesar de sua imponência, a "baleia assassina" encontra-se em risco de extinção.


“Desde 2017 eu acompanho a migração das baleias na região de Skjevoy”, narra João Paulo se referindo a uma cidade situada no extremo norte da Noruega.

O trajeto para chegar até à localização ideal para ver as baleias se alimentando fica à 4h de carro e cerca de 1h de barco ao norte da cidade de Tromso. Já o período do ano em que elas reaparecem na região é exatamente por ocasião da noite polar do Ártico: período de frio extremo, em que as noites duram até 20h e o sol não aparece acima da linha do horizonte por semanas.


“O frio extremo, as frequentes tempestades magnéticas e as rápidas e intensas mudanças climáticas típicas da região exigem uma grande preparação antes de qualquer vôo” explica João Paulo.



Durante esta jornada para ver as baleias em seu habitat, o piloto conheceu equipes locais de forte engajamento ecológico, que lutam por proteger a migração destes animais pela região contra as ameaças ao seu comportamento migratório, e que orientam formas de melhor respeitá-las em seu espaço natural.


As orcas vêm sobrevivendo ao abate em massa, à pesca predatória e mesmo à captura para exibição em parques temáticos marinhos. Mas uma nova pesquisa publicada na revista Science sugere que mais da metade das populações de baleias assassinas do mundo pode enfrentar um colapso total em 30-50 anos, graças à presença de dejetos químicos tóxicos lançados no mar, embora o mundo já tenha proibido o uso destes mesmo produtos.


"Com tudo isso em mente, esse vídeo visa impactar a todos com a beleza e a emoção da experiência de ver esses gigantes livres em alto mar."


Para conhecer outros vídeos incríveis do canal Omega Lens, acesse: https://www.youtube.com/channel/UCTaXngTBAOYeLfyNtAbzG-A/videos

51 visualizações
 
 
 
 
  • Twitter Metallic
  • Facebook Metallic
  • YouTube Metallic

© 2018 DroneMagazine 

Todos direitos reservados

Desenvolvido por Adriano Stocco

Inaugurado em 07/09/2018